terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dente de Leão

Esta planta maravilhosa que, por grande felicidade, encontrei para imagem de fundo do blog, é o Dente de Leão (Taraxacum officinale Web.) que fez parte do meu imaginário de criança de príncipes e princesas devido ao filme "A Bela e o Monstro" que vi e revi :P 

Recentemente descobri todas as suas potencialidades para além da sua beleza, é das primeiras plantas a aparecerem logo após o Inverno e serve realmente como renovadora, é um excelente tónico, sendo portanto também diurético e laxante. Indicado inclusivamente para pessoas que fizeram quimioterapia, que sofram de problemas de fígado ou gota a fim de limparem o organismo, ou simplesmente no inicio o ano para limpar as toxinas que se acumularam durante os meses frios.

Contém vitamina A, B, C e D, assim como ferro e potássio.

A infusão pode ser feita com as folhas e/ou com a raiz, numa proporção de 50 a 60g da planta para 1L de água fervendo apenas 30seg. e deixando 10min em infusão. Esta infusão em compressas ou loções é também indicada para doenças de pele, sardas e varizes.

As folhas podem também ser introduzidas em saladas, cozidas ou salteadas, a raiz tal como a da chicória, depois de torrada e moída pode ser usada como substituto do café.

Dente de Leão em flor
As flores têm propriedades calmantes, podem ser utilizadas em saladas ou em infusão, também se pode fazer vinho com estas (nunca fiz, mas adorava) embora seja precisa uma grande quantidade.

Se partirmos alguma parte da planta este deita um látex branco que tem a propriedade de remover verrugas quando esfregadas 2 ou 3 vezes ao dia com este.

O sumo da planta e as folhas moídas feitas em papa e ambos adoçados com mel são ainda indicados para tuberculose.

Para uma planta considerada erva daninha, nada mau!

Contudo, supostamente ela inibe o crescimento de outras plantas, ninguém é perfeito!  ; )


Sem comentários:

Enviar um comentário