sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Couve


Nesta quadra não pode faltar à mesa a couve, mas será esta apenas mais um legume?

Não, a couve tem propriedades medicinais reconhecidas, pelo menos, desde da Roma Antiga. Na zona da Grande Lisboa, e não sei se também noutras regiões, era tradicionalmente utilizada para curar o bucho virado, ainda hoje tento perceber o que isto significa, pensando que o bucho será o estômago deve ser uma torção do estômago, isto acontece a bebés e crianças que apresentam como sintomas muitas cólicas e vómitos. A cura consistia em amarrar na barriga, com um pano de tecido quente (lã, por ex.), as folhas da couve sem o talo depois de escaldadas, batidas e untadas com azeite, e passar a noite com este cataplasma, tudo isto era acompanhado de uma reza a qual ainda não consegui encontrar alguém que ainda a soubesse.

E faz sentido esta utilização pois a couve têm propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e anti-reumatismais, mas como a couve têm as paredes celulares bastante espessas é preciso o tratamento acima referido. Assim esta catalpa pode ser utilizada para tratamento de zonas inflamadas como estômago, intestinos e ventre, em regiões "atacadas" pelo reumatismo ou gota, em feridas, queimaduras, eczema e também no peito para tratar bronquites e asma.

Para baixar a febre podem ser aplicadas as folha da couve tratadas como explicado entre as pernas e/ou debaixo dos braços.

Este emplastro pode também ser utilizado para ajudar a aliviar a mastite, se não tiver tempo para estar deitada com o emplastro, ponha a folha de couve entre o peito e o soutien. Aconselha-se a limpeza da mama antes do aleitamento pois é possível que o bebé não goste do sabor da couve.

Deixando cozer lentamente alguma folhas de couve 10 a 20min a água da cozedura pode ser usada para lavagem da cara como tratamento para o acne.

Todo isto pode ser feito com qualquer tipo de couve, sendo as de folha verde mais indicadas.

A couve possui várias vitaminas, tais como A, B, C, D, E e K. Na alimentação constituem um descongestionante do fígado. Contudo, tende a baixar a actividade da tiróide e a sua ingestão é desaconselhada a pessoas de "estômagos fracos".

A couve é, talvez, a planta que mais metais pesados absorve, por isso vemos lindas couves na beiras das auto-estradas, por isto aconselho vivamente a compra de couves produzidas em modo de produção biológica ou cultivadas em casa o que lhe permite ter folhas de couve sempre à mão. Para o Natal já vão tarde mas continuamos na época de as semear (em abrigo) e plantar.

Há três pragas principais das couves a larva da mosca da couve, a lagarta da borboleta branca da couve e os caracóis. A mosca da couve coloca os seus ovos na terra junto ao pé da couve e depois a sua larva vai alimentar-se da raiz fazendo com que a planta morra, mas a forma de a combater é simples, basta pôr um pedaço de tecido ou cartão com 15cm de lado junto ao tronco da couve assim a mosca colocará os ovos no tecido e estes irão morrer antes de eclodirem. Mas também são afastadas pelos cheiros da hortelã, da salvia e do tomilho.
Lagarta da couve
Borboleta Branca da Couve












Se começar a encontrar buracos nas folhas das suas couves pode ter duas razões: as outras pragas de que falei, faça uma inspecção às suas couves e retire o que as anda a comer antes de si. Se tiver uma grande quantidade de couves ou não lhe apetecer andar à cata das lagartas pode pulverizar estas com BT (Bacillus thuringiensis), isto é uma bactéria parasita de lagartas totalmente inofensiva para o Homem e que se encontra à venda em lojas da especialidade.

Os caracóis e as lesmas, para mim, são verdadeira praga de todas as hortas e jardins, mas há sempre uma solução, comê-los (aos caracóis)  : P Para os achar pode colocar algum abrigo como uma telha ou 1 folha de couve no chão, eles vão procurar sombra durante o dia. O troque do copo com cerveja também já é sobejamente conhecido.

Aqui fica a apresentação da couve.

BOAS FESTAS A TODOS!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário