quinta-feira, 19 de abril de 2012

Borragem


Estas delicadas florezinhas azuis em forma de estrela são da borragem que invade as bermas das estradas logo nos primeiros meses do ano (ao contrario do que é normalmente descrito).

Pensa-se que seja originária do Mediterrâneo e sabe-se que os soldados da Roma Antiga e depois também os Cruzados a tomavam, em já ou flutuando em bebidas, pois dizia-se que dava coragem e animo. A mim enchem-me o coração com a sua beleza!!!
A borragem (Borago officinalis) é uma planta anual coberta de pêlos que chega a atingir 60-70cm de altura. Tem um caule volumoso, folhas cheias de rugas que podem causar dermatite de contacto e lindas flores azuis de cinco pétalas dispostas em forma de estrela.

Habitat: Gosta de solos pobres e desnutridos e cresce espontaneamente à beira de caminhos e em muros velhos, para que as flores sejam de um azul intenso, o solo deve ter estas características.

Propagação: Propaga-se facilmente por semente, ao ar livre desde que a temperatura nocturno não seja inferior a 7ºC. No entanto, em temperaturas mais amenas germina mais rapidamente.

Colheita/Manutenção: As folhas devem ser colhidas durante os meses da floração e apenas as mais tenras e sem pêlos (se existiram pêlos, estes devem ser coados depois de feito o chá). As flores murcham rapidamente, no entanto pode colher assim que abrirem completamente e congela-las de imediato, no meio de 1 cubo de gelo por ex., manterão assim a sua cor e forma intactas.

Forma de Usar: A infusão é feita com 30g da planta fresca para 1L de água, deixando levantar fervura e depois deixar repousar um pouco. Beber bem quente e adoçado.
Rica em mucilagem é indicada para acalmar problemas respiratórios e tosse. Devido à abundância de nitrato de potássio existente nas flores e folhas é um eficaz sudorífico e diurético.
Devido aos seus componentes, a borragem produz no corpo uma sensação hilariante, levantando a moral e ajudando a combater depressões.
Das flores e folhas frescas pode-se fazer um sumo refrescante, de sabor semelhante ao pepino, que tem propriedades desintoxicantes para o organismo. As flores estimulam a sudação e as folhas são diuréticas.
O óleo extraído das sementes é rico em ácido gamalinoleico, utilizado no combate a problemas hormonais, especialmente nas mulheres, que sofrem de desequilíbrios pré-menstruais e problemas relacionados com a menopausa. Este ácido é ainda um potente anti-coagulante do sangue, ajudando a prevenir vários problemas coronários, pois combate o mau colesterol.
O óleo da semente da borragem pode ainda ser utilizado para tratar problemas reumáticos, eczemas e outras infecções cutâneas crónicas.

Horta/Jardim: Rica em potássio orgânico, cálcio e outros minerais naturais, melhora a produção das plantas envolventes, proporcionando-lhes ainda sombra. É benéfico, para ambas as plantas, o seu cultivo em pomares e canteiros de morangueiros. As abelhas gostam de procurar alimento nas suas flores.

Culinária: As suas flores são normalmente utilizadas para decorar bebidas e pratos, mas podem ser utilizadas, juntamente com folhas tenras e sem pêlos, em saladas.  Pode ainda fritar as últimas depois de mergulhadas em polme de farinha, ovo e leite.

Atenção: Tomado em demasia prejudica o fígado



Sem comentários:

Enviar um comentário